R. Moisés Marx, 686-A - São Paulo - SP
Fones:(11) 3596-4961 / 99897-4181
soniapnoblle@gmail.com

Expansão de varandas

Arquitetura, Perícia e Advocacia

ESTAMOS APROVANDO A EXPANSÃO DE VARANDAS EM CONDOMINIOS VERTICAIS

EM TODA ZONA SUL DE SP E DEMAIS REGIÕES

Aumentar a metragem da unidade, o valor do metro quadrado e ainda ganhar mais iluminação e ventilação. Quem não quer? Afinal, agregar uma sacada ao apartamento pode trazer tudo isso. Porém, o percurso para se obter a tão sonhada sacada é longo – e, em alguns casos, pode até não ser viável.

Há também um porém estrutural: não são todos os edifícios que poderiam receber essa sobrecarga em sua estrutura. Em alguns, é possível fazer uma obra de adequação na fundação, em outros, não.

Outro grande entrave é a necessidade de aprovação de 100% dos condôminos. Todos, inclusive os inadimplentes, devem estar de acordo com a implantação da sacada. Segundo os especialistas ouvidos pelo SíndicoNet são esses os dois maiores empecilhos para viabilizar essa obra de grande porte.

1.Projeto

Se há interesse de alguns moradores em adicionar a sacada, o primeiro passo é contratar uma empresa de arquitetura ou engenharia que investigue se o terreno do condomínio ainda tem potencial construtivo. Via de regra é possível adicionar 10% de área ao total já construído.

A empresa contratada deve ter em seu quadro arquitetos e engenheiros. Geralmente é a empresa também quem entra com o processo junto à prefeitura, pedindo o alvará para a execução da obra, e quem cuida da parte documental do projeto.

Geralmente os papéis pedidos pela prefeitura são: a convenção do condomínio, a planta original e a elaborada pelos engenheiros/arquitetos, com anotação de responsabilidade técnica (ART). É importante que a convenção esteja atualizada.

  1. Assembleia explicativa

Se o projeto for realmente viável, então, o grupo de interessados na expansão e o síndico podem marcar uma assembleia para expor a ideia para todos. Aqui, vale lembrar que a anuência de todos os condôminos é necessária para que a obra siga em frente.

Por isso, é de suma importância fazer um trabalho anterior à assembleia, informando todos os condôminos sobre todas as características do projeto, inclusive com uma previsão de preços, e de formas de pagamento.

Com a aprovação em mãos, o condomínio já pode começar a arrecadar um fundo para a sacada, que irá ajudar a deixar a obra mais rápida em sua fase de execução.

  1. Aprovação na prefeitura

Com 100% de anuência dos proprietários, o projeto de alteração é mandado para ser aprovado pela prefeitura, assim como um alvará da obra.

A Noblle Consultoria dá a assessoria documental para os empreendimentos junto à prefeitura.

Essa fase pode demorar dependendo do plano diretor de cada cidade, do bairro em que está o empreendimento, se há necessidade de equipamentos especiais (como guindastes, etc), entre outros.

WhatsApp